Blog

07.DEZ.2018

Impressão Digital - Pensando fora da caixa - parte 2

Impressão Digital - Pensando fora da caixa - parte 2

Afinal de contas, a impressão digital vai muito bem com canais online e de digital signage. Pôsteres de grande formato fazem um backdrop ou light-box bonito, impressionante e com economia de energia, uma boa companhia para grandes telas, indoor e outdoor.

Aplicações de QR codes, beacons Bluetooth e Realidade Aumentada adicionadas a um item de embalagem, dislplay ou pôster impressão digitalmente pode ser usado para iniciar uma interação com usuários de smartphone e até mesmo estabelecer um canal de relacionamento que muitos donos de marca vêm sonhando.

Com as compras online tornando-se mais e mais comuns, a embalagem personalizada ou interativa será um dos poucos canais táteis voltados a atingir muitos consumidores demograficamente.

Este ano, os principais fabricantes de impressora digital têm introduzido novas e rápidas máquinas inkjet, como a EFI Nozomi C18000 ou a HP PageWide C500 para o mercado de embalagem corrugada. Donos de marca com visão de futuro vão começar a explorar novos conceitos de embalagem, criando um mercado de embalagem digital que alguns especialistas estimam tão grande quanto 400 milhões de euros nos próximos anos.

Escolhendo os materiais certos

A tecnologia moderna de impressão inkjet pode imprimir em quase qualquer superfície: papel, uma grande variedade de banners, foils e auto-adesivos, têxteis, vidro e até mesmo substratos realmente extravagantes como folhas de metal e placas de madeira.

Muitos substratos para aplicações outdoor são à base de PVC. Os designers que pensam em campanhas sustentáveis podem olhar em diversas opções "amigas do meio ambiente", como têxtil e alternativas não-PVC. Até mesmo placas corrugadas são frequentemente uma solução viável para aplicações outdoor de curto prazo.

Mas não há processos de reciclagem estabelecidos para substratos não usuais como metal ou madeira impressos. Além disso, impressões digitais laminadas frequentemente terminam no aterro, porque materiais compósitos são quase impossíveis de reciclar.

Para garantir uma pequena pegada de CO2, clientes de impressão digital e seus designers devem planejar o ciclo de vida dos produtos impressos, da mesma forma que é feito com qualquer projeto de impressão analógica.

Tamanhos e estilos

Assim como qualquer tecnologia a qual não estamos familiarizados, um pouco de background técnico irá ajudar a evitar os erros mais comuns. Mas alegrem-se! Os profissionais de impressão de grande formato têm apresentado uma enorme variedade de campanhas criativas e de sucesso desde que a tecnologia passou a ser vastamente disponível na virada do milênio.

Muitas vezes, os designers não estão acostumados com o trabalho de grandes painéis, subestimando o poder da visão à distância. Para um pôster perfeito de grande formato, a resolução de impressão é tipicamente por volta de 75 dpi, porque eles são notados de longe.

Em longa distância, é impossível ver os detalhes muito pequenos, então as aplicações de impressão de tamanhos maiores em resoluções muito baixas tornaram-se senso comum. E isto também economiza tinta.

Considere que um arquivo nativo do Photoshop para um pôster de medida 10 x 15 metros com resolução de 300 ppi será, dependendo da profundidade de cor, um arquivo de tamanho entre 59 e 234 GB. Isto é algo não pensado muitas vezes em ambientes de TI.

Itens menores examinados de uma distância de apenas 30 cm vão necessitar de uma resolução de impressão de até 2400 dpi. Outros detalhes de impressão digital podem ser um quebra-cabeças para designers de impressão cuja especialidade é principalmente em impressão comercial ou serigráfica.

Por exemplo, uma impressão de grande formato pode usar até doze processos de cores, resultando em um gamut muito maior do que é possível com a maioria das tecnologias analógicas de impressão. O posicionamento dos pontos também pode ser diferente de uma impressão convencional.

Não dependa de seu fornecedor local de impressão de grande formato

Você quer a melhor qualidade de impressão possível assim como consistência de cor entre substratos e tecnologias de impressão para seus projetos de impressão digital em grande formato. Ter acesso a experiência em gerenciamento de cores é altamente recomendado para ajudar os designers, assim como as gráficas e empresas de comunicação visual.

Na impressão digital de grande formato, o velho ditado sobre comprar barato é comprar duas vezes segue sendo uma verdade, assim como em qualquer outra área de negócio. Então não fique tentado a economizar dinheiro extra em um projeto criativo de grande formato ao escolher apenas a opção de impressão "sem serviço". Para fazer um impacto real, você vai precisar de toda a experiência que puder - mas seu sucesso vai valer a pena!

Veja também

compartilhe!

Comentários

Deixe seu comentário