Blog

13.JUL.2018

Dicas para ajustar textos sobre imagens

Dicas para ajustar textos sobre imagens

Criar imagens em conjunto com mensagens de texto é algo que com certeza todo profissional criativo um dia irá fazer, seja em vídeo, imagens estáticas, imagens para redes sociais, etc.

Para passar bem uma mensagem, o texto precisa estar legível e com uma boa diagramação. Por isso separamos algumas dicas para ajudar nesse quesito.

Confira:

1. Grids não medem palavras

Trabalhar com medidas mais proporcionais, grids e espaçamentos bem definidos é algo que sempre podemos levar em consideração para ter um bom resultado nas nossas peças.

Ter essa preocupação também é ótimo na questão da ordem de leitura da imagem, já que a organização em blocos facilita bastante o reconhecimento das informações por ordem de importância.

2. Quebrar o texto sem quebrar o sentido

Muitas vezes o conteúdo textual da sua imagem não caberá na área visível e precisará ser dividido. Pular linhas (em vez de diminuir a fonte) pode gerar um efeito legal, tanto no sentido visual, como de reforço do sentido de certas partes do texto. Esse último considero até mais importante.

Porém, se apertar o enter aleatoriamente ou se importar apenas com a questão visual, muitas vezes você pode reforçar uma ideia errada do texto.

Veja um exemplo:

O cliente não

aprovou

X

O cliente

não aprovou

 

3. Aproveite a entrelinhas e o kerning (espaçamento entre letras)

Aqui também a questão visual e de sentido trabalham juntas. O kerning pode te ajudar no alinhamento de seus textos, para que uma linha não ocupe muito mais espaço horizontal do que outra.

Mas tome cuidado com o excesso de espaçamento, tanto entre letras (kerning) como entre as linhas.

Um espaçamento entre letras exagerado pode dificultar a leitura e até mesmo a distinção de palavras diferentes (tudo pode parecer uma coisa só).

E exagerar no espaçamento entre linhas pode quebrar o processo natural de leitura, dando a impressão que existem vários parágrafos distintos, em vez de apenas uma frase.

4. Experimente letras vazadas em formas

Usar formas para destacar o texto é ótimo pelo contraste com o fundo. Mas se o seu fundo tem uma importância muito grande na imagem, usar formar grandes por cima pode estragar sua criação.

Por isso uma possibilidade é utilizar uma máscara com o formato do texto, permitindo que o retângulo (ou qualquer outra forma) fique transparente nessa área.

5. Use o plano de fundo ao seu favor no alinhamento

Em um cenário ideal, a imagem de fundo deve ter uma área neutra para inserir sua mensagem. Se isso existir, aproveite!

Apenas tome cuidado para não alinhar de maneira estranha (não vou dizer errada porque cada caso é um caso), mas geralmente centralizar o parágrafo e depois alinhar para um dos cantos, por exemplo, pode causar um certo desconforto visual.

6. Contraste é a chave

Muitas vezes não temos um plano de fundo neutro o suficiente para tornar a leitura agradável, ou ainda a imagem possui tantas variações de cores que dificultam utilizar qualquer cor para o texto.

A saída clássica é criar uma camada de cor sólida (ou gradiente) entre a imagem e o texto e ajustar sua opacidade, criando esse efeito colorido.

Se quiser manter as características da imagem, escolha uma cor que esteja predominando no plano de fundo e use a cor do texto que consiga o maior contraste com o fundo, já que, se não há leitura, não há mensagem.

7. Entenda a personalidade de cada fonte e a use em seu favor

Além do impacto causado pelo contraste, letras grandes e espaços preenchidos, conseguimos também causar ótimos efeitos visuais com a escolha certa de fontes.

Fontes sem serifa são usadas para informações rápidas e diretas, enquanto que com serifa, entre tantas outras indicações, são ótimas para dar um toque clássico e delicado. Isso sem falar das manuscritas e decorativas, que criam efeitos diversos.

Claro que foram só algumas dicas para composição de imagem e texto, já que aqui podemos aplicar diversas técnicas para uma melhor diagramação em cada situação. Mas em outros posts vou detalhar algumas coisas mais específicas.

Até a próxima!

Veja também

compartilhe!

Comentários

Deixe seu comentário