Blog

16.NOV.2018

Como escolher o processo de impressão - parte 2

Como escolher o processo de impressão - parte 2

A quantidade impressa (tiragem)

Quando um projeto gráfico precisa ser impresso em um número reduzido, com 100 ou 200 unidades apenas, processos digitais ou eletrográficos podem ser mais interessantes.

Outros processos oferecem diversas vantagens se forem rodados em quantidades maiores. 5.000 ou 10.000 unidades de um livro, por exemplo, podem não ser viáveis em offset plano ou rotativo.

Custo

Muitas vezes o custo está diretamente ligado à tiragem. Como mencionado, alguns processos como o Offset ou Flexografia oferecem menor preço para grandes quantidades, o que não ocorre nos processos digitais ou a toner, principalmente por causa do método de confecção das matrizes de impressão.

Certos processo apresentam alto custo fixo, que só é compensado com uma tiragem grande, esse valor então fica diluído pelo custo unitário de cada exemplar, apresentando uma boa relação custo/benefício.

Se a tiragem for baixa, o custo aumenta absurdamente, justamente por causa do custo fixo. O preço que você paga para confeccionar as matrizes é o mesmo, independente da quantidade.

Suporte

Nem todos os processos e impressão permitem usar todo tipo de suporte. Se você quiser rodar o seu projeto em papel, papelão, plástico, metal? Isso deve ser avaliado primordialmente.

Disponibilidade de fornecedores

É óbvio que não adianta escolher um processo de impressão se não há fornecedores que o viabilizem. Certifique-se de que há bons prestadores de serviços próximos que podem atender a sua demanda.

Familiaridade com o processo

Entender o processo de impressão que você vai usar é fundamental para o sucesso do projeto. Se você não conhece as etapas do processo de produção e não possui um profissional à disposição para acompanhar todas as etapas necessárias, talvez seja melhor não arriscar.

Geralmente, o processo de impressão é escolhido pelo diretor de arte, produtor gráfico ou designer antes mesmo de começar a projetar a peça. Esta escolha, inclusive, influência diretamente em como o material será criado nos programas de computador.

Usabilidade

O processo de impressão usado deve levar em consideração as condições adversar a que a peça, produto ou material impresso serão submetidos. Usar adesivo recortado, por exemplo, em um local ao alcance das pessoas pode facilitar para que a peça seja arrancada.

O processo utilizado se torna elemento facilitador para a degradação do produto, embora possa ter produção mais rápida, custo mais baixo e aparência mais moderna, ter de refazer um material várias vezes por que ele não durou o suficiente pode custar mais caro.

Veja também

compartilhe!

Comentários

Deixe seu comentário