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13.JUN.2017 - Por Jacques Douglas

Aumento no hábito de ler rótulos

Aumento no hábito de ler rótulos

Fique atento no rótulo do seu produto: O consumidor moderno está bem atento às informações nutricionais nas embalagens dos produtos. E isso é uma grande oportunidade para seu negócio.

Foi-se a época em que seu cliente parava em frente à gôndola, retirava o produto e simplesmente o colocava dentro do carrinho.  Pesquisas indicam que um novo hábito começa a surgir: o de ler os rótulos dos alimentos. Como não podia deixar de ser, por trás desse comportamento, está a crescente preocupação com a saudabilidade.

Um levantamento do LatinPanel para a Abre (Associação Brasileira de Embalagens) constatou que 82% das donas de casa já leram rótulos de produtos. Desse total, 39% afirmam fazê-lo sempre. Segundo os consultores, esse é um hábito que ainda vai crescer bastante entre os consumidores.

Mas isso não significa que todo mundo compreende o que lê. Um estudo feito pelo Disque Saúde, do Ministério da Saúde, apontou que apenas 38% das pessoas que fazem a leitura das embalagens entendem suas informações. Apesar de ter dois anos, o dado ainda reflete a realidade. É em que acredita Andréa Esquivel, nutricionista da consultoria Gastronomia Nutritiva. “O que as pessoas mais olham é a quantidade de calorias, a presença de açúcar e a data de validade, por desconhecerem o que cada nutriente faz pelo organismo”, diz ela.

Para facilitar a vida do consumidor, os fabricantes estão usando as áreas nobres das embalagens para ressaltar os principais benefícios dos produtos.

EDUCAR O CONSUMIDOR
Ideias de ações para sua loja

Ajudar o consumidor a entender os rótulos pode ser uma ação interessante para sua loja. “É possível ensinar o que é, por exemplo, cada nutriente ou ingrediente citado na embalagem. Assim, o supermercado demonstra que se preocupa com o cliente”.

Uma maneira simples de educar a clientela é utilizar cartazetes explicando ingredientes ou nutrientes que predominam no produto. Ou ainda espalhá-los aleatoriamente pela loja com informações como “o que são fibras”, “o que é Ômega 3”, “para que servem as vitaminas e sais minerais”, entre outras.

Não importa quais sejam as ações, o importante é o consumidor entender que na sua loja ele encontra tudo de que precisa, inclusive informações para entender os alimentos que fazem parte da sua alimentação.

Ajude seu cliente a entender os dados nutricionais

Compreender os rótulos dos alimentos não é fácil. Ajude seu cliente a entender as informações nutricionais que eles trazem.

Veja a seguir algumas informações que você pode reproduzir e distribuir no supermercado. Os dados foram extraídos do Manual de Orientação aos Consumidores, elaborado pela Anvisa em parceria com a Finatec e o departamento de nutrição da Universidade de Brasília.

É possível baixar o conteúdo completo pelo endereço: www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf

» VALOR ENERGÉTICO: é a energia produzida pelo corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ) – essa é uma outra forma de medir o valor energético dos alimentos: 1 kcal equivale a 4,2 kJ.

» CARBOIDRATOS: fornecem a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.

» PROTEÍNAS: são necessárias para construção e manutenção dos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha)

» GORDURAS TOTAIS: são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

» GORDURAS SATURADAS: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, requeijão, manteiga, entre outros. A ingestão dessa gordura deve ser moderado. Quando consumida em grande quantidade, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Ao encontrar no rótulo a informação Alto %VD, saiba que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 kcal.

» GORDURAS TRANS OU ÁCIDOS GRAXOS TRANS: tipo de gordura encontrada em grande quantidade nos alimentos industrializados que utilizam gordura vegetal hidrogenada na preparação. Seu consumo deve ser muito reduzido, considerando que o organismo não necessita dessa gordura. Consumidoa em grandes quantidades pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia. O nome trans se deve ao tipo de ligações químicas que essa gordura apresenta.

» FIBRA ALIMENTAR: está presente em diversos alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares.

» SÓDIO: presente no sal de cozinha e alimentos industrializados, e deve ser consumido com moderação, uma vez que o excesso pode levar ao aumento da pressão arterial.

» INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA: é a tabela nutricional, que permitirá avaliar o alimento que se está consumindo. Nela é preciso constar os seguintes dados:

Porção: quantidade média do alimento que deve ser consumida, por vez, por pessoas sadias.

%Vd (valores diários): esse percentual indica quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias (kcal).

• medida caseira: normalmente utilizada pelo consumidor para medir os alimentos, como fatia, unidade, porte, xícaras, entre outras.

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