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23.JUL.2018

Apresentação de produtos: encante clientes e venda mais

Apresentação de produtos: encante clientes e venda mais

Bons resultados no ponto de vendas estão diretamente relacionados a uma eficiente apresentação de produtos. Isso é o que mostra um estudo da Nielsen, que indica que, em média, 70% dos clientes tomam a decisão de compra em frente à gôndola, ou seja, na hora!

A partir desse dado, fica claro a grande importância em planejar um bom e estratégico ambiente de vendas no varejo. Se feitas da forma certa, as ações podem agregar valor aos itens e despertar o desejo de aquisição.

 

Crie vitrines e ilhas atrativas

O primeiro passo para criar uma boa apresentação de produtos no ponto de vendas é planejar como será a sua exposição ao público.

Criar ilhas personalizadas, utilizando os próprios produtos na construção, é uma boa ideia, já que é algo diferente, não esperado pelas pessoas. Isso faz com que elas fiquem intrigadas a conhecer de perto.

Porém, essa técnica deve ser adotada com cuidado, de acordo com o tipo de produto. Se for um item de consumo, como chocolates, bebidas em lata, biscoitos ou semelhantes, o efeito pode ser bem positivo. Se os itens são mais sofisticados, no entanto, é melhor criar um ambiente único para eles, como uma boa vitrine.

Aliás, as vitrines devem ser bem pensadas para atrair a atenção dos potenciais consumidores.

Mantenha os principais produtos na altura média dos olhos. Se os itens são destinados ao público infantil, é interessante deixá-los em uma posição mais baixa, na altura da criança.

Invista em uma boa embalagem para os produtos

As embalagens são fundamentais para atingir boas vendas de qualquer produto. Elas podem demonstrar a qualidade do item e gerar uma maior confiança no momento da decisão de compra.

Devemos salientar que, quando falamos de embalagem, não estamos limitando a caixas de papelão. Qualquer material que tenha a função de condicionar o produto deve ser interpretado como uma embalagem. Caixas, sacolas plásticas, papel de embrulho, recipientes e, até mesmo, os rótulos têm um papel importante no desempenho do varejo. Eles devem, além de informar e preservar a qualidade do item, ser atrativos.

As linhas de produtos "Premium" estão em alta no mercado. Cervejas artesanais, cosméticos para barba e cabelo e alguns alimentos utilizam muito bem as embalagens para agregar valor.

No ponto de vendas, uma boa apresentação pode fazer toda a diferença!

Direcione o cliente para produtos complementares

Dentro do seu estabelecimento, é importante que você pense na movimentação das pessoas. Criar os setores separados por interesses e necessidades é uma boa estratégia para organizar o ambiente e aproveitar melhor o espaço.

Porém, além disso, pense no trajeto que você deseja que o público percorra.

É interessante fazer com que as pessoas encontrem os produtos principais e, depois, visualizem itens complementares, enchendo ainda mais o carrinho de compras.

Use a iluminação para destacar os itens mais interessantes

A iluminação do interior da sua loja é outro elemento importante para encantar seus clientes e aumentar as vendas. Com efeito, é possível direcionar a atenção do público para criar uma apresentação de produtos eficiente, direcionando a atenção para os itens mais interessantes.

Com soluções simples, é possível destacar os itens nas vitrines, transmitir uma sensação de limpeza e decorar espaços especiais.

Porém, tenha cuidado com os exageros. Um ambiente muito claro pode afastar as pessoas, assim como os lugares muito escuros.

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