Blog

03.ABR.2018

A Impressão Offset (Parte 03) - Impressão

A Impressão Offset (Parte 03) - Impressão

Impressão

Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.

A impressão é feita de forma indireta, o cilindro onde a matriz (chapa) foi montada é mantido úmido por rolos umidificadores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.

A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou “cauchu” ou “caucho”), que serve de intermediário para a impressão. Ele ajuda a manter o papel seco e ao mesmo tempo melhora a sobre-vida da chapa. O termo vem do espanhol (de origem peruana) caoutchou, que significa justamente, borracha. O verbo recauchutar (pôr ou repor borracha) tem origem em cauchu. Ao trocar a blanqueta os gráficos usam o termo cauchutar.

Embora possibilite uma excelente qualidade de impressão, o mecanismo offset é em realidade frágil, instável, sendo necessários ajustes frequentes durante a impressão para manter níveis adequados de tinta e umidade, tanto para evitar falhas e borrões quanto para manter a maior uniformidade possível dos tons das cores ao longo da tiragem.

Em sistemas mais antigos há ainda outros perigos, como o excesso de carregamento da tinta que leva a decalcagem: a imagem impressa com muita tinta em uma folha mancha ou cola no verso da folha seguinte. O excesso de umidade também poderá atrasar a secagem dos impressos, principalmente em locais onde o clima é muito úmido.

Retirar o material da gráfica sem que ele esteja seco é garantia de decalcagem e, consequentemente de perda do material. Um bom operador e um bom acompanhamento gráfico podem ajudar a evitar estes problemas. Em equipamentos mais modernos o controle da carga de tinta e umidade é eletrônico, garantindo resultados mais precisos e amenizando os problemas.

 

Quer saber mais antes do próximo artigo?
Contate-nos:

tel 41 3079.3166

Veja também

compartilhe!

Comentários

Deixe seu comentário