Blog

03.OUT.2017

A Importância do Design Corporativo

A Importância do Design Corporativo

Design corporativo: a importância de se diferenciar

O design corporativo usado por sua empresa será a maneira pela qual seu público vai identificar sua marca, seus diferenciais e o seu posicionamento de mercado.

Assim, na hora de criar seu logo, escolher as cores de sua empresa, os tipos de letras que vai empregar, as formas e os grafismo que vão compor a identidade visual de sua  marca, tenha os cuidados necessários para alcançar os melhores resultados.

É fundamental que todos estes elementos de design correspondam aos valores e a oferta de valor que sua empresa quer passar para seu público.

Como construir uma identidade com o design corporativo

Quer entender a importância de um design corporativo? Então, pense em quantas marcas você consegue se lembrar do logotipo, de suas cores predominantes, da linguagem e do tom de suas peças de comunicação…

Tudo é influência direta do cuidado tomado em construir uma identidade visual corporativa. Para o consumidor, isso se traduz em lembrar, imediatamente, de uma empresa e não em outra. A sua, de preferência!

Consequentemente, você trabalha um relacionamento muito mais sólido com o seu público-alvo. Não se trata, portanto, de escolher as cores que chamem mais atenção, mas em aproximar os seus valores daquilo que o seu consumidor mais procura — e em cumprir as promessas feitas por esses valores explícitos em seu design corporativo.

Como elaborar um design corporativo

Tudo se inicia na história de sua própria empresa e nos valores que você mais preza e utilizou para construir a sua marca.

Isso, consequentemente, deve transbordar em seu design corporativo, trabalhando a mensagem com coerência, transparência e objetividade.

Usualmente, você deve trabalhar os seguintes elementos e definir as melhores formas de refletir seu posicionamento de marca, seu branding, em cada um deles:

Logotipo

É o símbolo de sua empresa, aquilo que o consumidor e a concorrência vão usar para reconhecer, de imediato, o que — e quem — ele representa, posicionando sua marca em seus corações e mentes.

Paleta de cores

Trata-se da escolha de cores que melhor traduzem a essência de sua empresa, Ela vai acompanhar, inclusive, a sua marca em todo tipo de comunicação, tanto interna quanto externa, expondo em cores as melhores qualidades do seu negócio.

Tipografia

Além das cores, as fontes também importam bastante na mensagem passada ao público. Para o design corporativo, é importante que ela seja clara e funcione bem em todo tipo de impressão para gerar a fácil compreensão de quem estiver lendo.

Além disso, diferentes tipos de fontes de letras passam diferentes mensagens. Letras mais grossas trnsparecem solidez; mais finas passam a ideia de cuidado e tecnologia; tipos itálicos (inclinados) costuma ser usados para indicar movimento e velocidade.

Linguagem

Pense em como a Harley Davidson, o McDonalds, a Apple e outras marcas se relacionam com o seu público e perceberá que cada uma adota uma mensagem e tons específicos.

Pois o mesmo deve ser feito em sua empresa, visando gerar uma identificação cada vez mais profunda com o público. E isso pode ir desde o atendimento presencial aos comunicados internos e campanhas publicitárias, primando pelas coerência, coesão e transparência. Isso tudo influencia no design corporativo e na forma de sua empresa ser entendida pelos consumidores e clientes.

Como começar a construir o design corporativo

Como deve ter dado para perceber, o design corporativo se estende entre os principais aspectos da fundação da sua empresa, e ele estará presente em todos os canais de comunicação.

Além disso, ele funciona como uma verdadeira representação da personalidade do seu negócio. Aquilo que você deseja que os clientes e clientes em potencial percebam, e se relacionem cada vez mais com essas qualidades.

Para isso, é importante começar internamente, expondo aos colaboradores tudo aquilo que você deseja transmitir em sua empresa. Consequentemente, eles passarão a aplicar em todas as etapas produtivas.

Quando esses valores já estiverem impressos no dia a dia deles, a exteriorização vai ser uma simples e natural consequência do bom trabalho promovido internamente. Logo, é de se esperar que parceiros, fornecedores, a concorrência e, claro, os consumidores percebam isso.

Veja também

compartilhe!

Comentários

Deixe seu comentário